quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O COLORIDO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO



Há muitos séculos se sabe que muitos materiais podem emitir luz quando excitados. Isto ocorre quando os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis externos (maior energia),e ao retornar para os níveis de origem (menor energia), liberam a energia absorvida - emitindo luz com a coloração característica de cada "salto" energético (diferentes comprimentos de onda) para cada elemento químico .( Postulados de Bohr).
Sobre os postulados de Niels Bohr, assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=DC3yLdHEe7k


Este fenômeno é usado, por exemplo, na produção dos fogos de artifício. Este é basicamente, um dispositivo que fica envolvido em um cartucho de papel (em geral, em forma de cilindro). Na parte inferior do cartucho fica a carga explosiva que dispara os fogos para o alto, o propelente mais utilizado é a pólvora negra, esta nada mais é do que uma mistura de salitre (nitrato de potássio), enxofre e carvão, que foi um grande e importante desenvolvimento na história da humanidade. Outro propelente comum é o altamente explosivo perclorato de potássio (KCLO4), que é misturado com a pólvora. Na parte superior fica a 'bomba', com pequenos pacotinhos de sais de diferentes elementos. Quando os fabricantes desejam produzir fogos de artifício coloridos, misturam à pólvora compostos de certos elementos químicos apropriados, utilizam sais de diferentes metais na mistura explosiva (pólvora) para que, quando detonados, produzam cores diferentes. Os compostos de sódio dão um tom amarelo; os de estrôncio, a cor vermelha; os compostos de cobre e de bário formam o azul e o verde. O carvão mineral é outra substância que pode ser adicionada: dá ao foguete um rastro de fogo e lampejos.

 Referência Bibliográfica


1-KOTZ, J., C., TREICHEL, P., Química e Reações Químicas, 3ª edição, volume 2; Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.

2-Tosi, L. Química Nova. 1989,12(1), 33-56.

2 comentários:

  1. Olá Mirtes,

    Nunca fui muito boa em química, talvez tenha sido porque nunca tenha compreendido muito bem sua importância. Acredito que seu Blog assim como suas postagens venham contribuir para um bom entendimento da sua matéria por parte dos alunos. Gostei muito de sua informações. seu blog está dez!
    Abraços,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. É Mirtes!
    Só com o blog para poder conhecer seu rosto! Agora já posso te gritar na rua :-) Adorei a explosão de luzes provocadas pelos fogos de artifício, refletem sua energia em ensinar esta disciplina tão importante e tão temida por alguns alunos. Parabéns pelo blog! Bjs, Maurici

    ResponderExcluir